quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Série RECICLAGEM / Parte V

Parte V - O Lixo e suas Partes


Itens de hoje: Radioativos e Perigosos

 Nesta última parte, irei comentar sobre os itens que não possuem lixeiras espalhadas pelas cidades, pois estes 4 últimos tipos de lixo são quase exclusivos de empresas. Com isso, nós que não mexemos com materiais radioativos ou substâncias perigosas, não precisamos nos preocupar tanto quanto nos preocuparíamos no caso de um papel ou um metal. Mas se você for dono de alguma empresa que mexa com alguma substância desses lixos, tome muito cuidado! Já o caso da Madeira é um pouco diferente, pois, naturalmente, já fazemos a sua reciclagem. 

Caso você tenha perdido as outras partes da série acesse clicando aqui 

Hoje tratarei dos resíduos RADIOATIVOS e dos PERIGOSOS!

Resíduos Radioativos
Com relação a estes produtos, seu uso para fins domésticos é quase nulo. Não tenho conhecimento de algum material doméstico que seja radioativo. No entanto, farei um breve relato sobre os resíduos radioativos.

Considerando o tempo de degradação de matérias como papel, metais e plásticos, os resíduos radioativos levam cerca de 250.000 anos pra se decompor naturalmente no ambiente (isso depende muito do tempo de meia-vida do elemento químico ao qual estamos tratanto). No entanto, o grande problema é que ele é RADIOATIVO, ou seja, podem causar problemas durante toda sua existência, causando, na pior das hipóteses, mutações genéticas em plantas e animais. Ou seja, EXTREMAMENTE PERIGOSOS!

Um relato interessante sobre o descarte inadequado de materiais radioativos por empresas foi o ocorrido no Brasil em 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi abandonado por um hospital em Goiânia. Por estar em um local de fácil acesso, o aparelho foi desmontado por pessoas comuns, e nisso foi encontrado um pó verde brilhante em seu interior. Este pó percorreu a cidade inteira, e como ninguém sabia do seu real perigo, foi manuseado até por crianças! Não demorou muito para que os problemas começassem a aparecer: náuseas, seguidas de tonturas, com vômitos e diarréias. No total, cerca de 112mil pessoas sofreram o efeito do césio-137. Conclusão: Pela imprudência no descarte de seu lixo, um hospital contaminou milhares de pessoas!

Resíduos Perigosos
O lixo considerado aqui são as substâncias químicas nocivas ao homem e ao ambiente. Um local que produz resíduos perigosos, como exemplo, é um consultório odontológico, onde se trabalha com produtos químicos, e estes químicos têm que ter um fim diferente do lixo comum.

No entanto, em nossas casas temos alguns vilões deste lixo e que podem causar grande perigo ao meio ambiente: Pilhas e baterias. Então se você possui pilhas ou baterias (celular, carrinhos, relógios, etc.) você deve procurar um posto de coleta deste material. Estes postos de coleta localizam-se em locais com grande concentração de pessoas (shoppings, postos de gasolina, mercados). Estes postos de coleta, normalmente, são em forma de uma lixeira “diferente”, e não a lixeira laranja para o lixo perigoso. Aqui em Curitiba, existem alguns pontos de coleta que posso indicar: Shopping Müller (ao lado dos guichês de estacionamento), nos supermercados da rede WallMart (Sam´s Club, Mercadorama, BIG e WallMart) e nos pontos de coleta da prefeitura nos terminais de ônibus.

SE VOCÊ FOR DE OUTRA CIDADE E SOUBER ONDE DESCARTAR PILHAS E BATERIAS, POR FAVOR, DEIXE SUA CONTRIBUIÇÃO!

O que eu poderia alertar aqui é sobre possíveis produtos de limpeza que possam vim a ser corrosivos ou que possam machucar pessoas ao contato imediato com a pele. Estes produtos, se descartados junto com outros materiais, podem, além de inviabilizar outros matérias, machucar as pessoas da coleta.

No próximo post falarei dos dois últimos itens, que são Madeira e Hospitalar!

Deixem seus comentários abaixo! Não se esqueçam de responder as enquetes do fim do post e do inicio do site na direita e de se inscrever em minha NewsLetter para receber nossas atualizações!!


Sua bondade para com a Natureza reflete em TODA a humanidade!

Muita Paz
Wagner Trezub

Adicione seu e-mail:

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Série RECICLAGEM / Parte IV


Parte IV - O Lixo e suas Partes

Itens de hoje: Orgânicos e Não Recicláveis 

Caso você tenha perdido as outras partes da série acesse clicando aqui 

Nesse post irei tratar sobre um item bem simples, mas que exige muito cuidado, que são os resíduos organicos, e outro item que pode ser um vilão se for usado de forma errada, que são os residuos Não-Recicláveis. Digo vilão porque muito do que é jogado nele pode ser reciclado de alguma forma. Eu costumo brincar que, quanto mais vazio esse lixo estiver, melhor esta sendo a seleção do lixo! Os resíduos orgânicos, por mais que sejam facilmente degradados naturalmente, em grande quantidade e descartados em local e forma incorreta, podem gerar um problema ambiental sem proporções! Os lixões clandestinos são os exemplos desse crime!

Resíduos Orgânicos
É todo lixo proveniente de restos de comida, como carnes, bolos, frutas, verduras, doces, etc.. Aqui não tem mistério, comeu, sobrou um pouquinho no prato e precisa raspar pra lavar, joga no lixo orgânico, comeu uma fruta e sobraram às sementes, jogue no lixo orgânico.

Muitas pessoas reutilizam o lixo orgânico para fazer adubo para suas hortas caseiras, processo conhecido como compostagem, o que é uma forma natural de reciclagem. Sou favorável a essa prática, mas, como biólogo e futuro botânico, recomendo que dêem uma pesquisada antes em como fazer adubo com matéria orgânica em decomposição, pois se for utilizado de maneira inadequada, pode atrair , durante a decomposição, agentes patogênicos as plantas ou até mesmo para as pessoas que tem da horta um hobby. E é meio mal-cheiroso...

Temos que lembrar aqui um fato extremamente importante, o lixo orgânico é o grande poluidor do ambiente. É ele que, descartado de forma errada irá poluir mananciais de água, rios, solos, etc.. É o processo natural de decomposição que cria isso, o chamado chorume, que é um liquida de cor escura que, se não tratado de forma adequada, irá infiltrar onde conseguir, poluindo tudo por onde passar. Também desse processo há geração de gás metano, um gás muito inflamável, com isso tornando-se perigoso.

Resíduos Não Recicláveis
 Quero começar fazendo uma ressalva aqui:

NÃO É TODO LIXO QUE FOI DADO COMO NÃO RECICLAVEL NESTE SITE QUE VAI SER DESCARTADO AQUI! 

O lixo não reciclável pode conter substâncias nocivas ao meio ambiente e a saúde, ou seja, você irá jogar aqui tudo aquilo que você NÃO CONSEGUIU colocar em nenhuma outra lixeira ou que não seja de descarte direto com a prefeitura, como no caso dos e-lixos (abordarei nos próximos posts).O que irá nesta lixeira vai ser o papel higiênico usado, guardanapos, objetos queimados, enferrujados, etc..

Vou deixar aqui meu e-mail para que vocês entrem em contato e me perguntem sobre onde descartar algum material diferente que vocês tenham. Podem enviar quantos e-mails quiserem! vejaavida@gmail.com

Esse post de hoje vou deixar meio que em aberto, sempre que eu achar alguma novidade eu vou alterá-lo, adicionando informações sempre que possível!

Próximo post será sobre os lixos incomuns, as outras cores de lixeiras que nunca sabemos pra que servem e nem onde encontrá-las!!

Dica cultural: Esse robozinho aí do lado é um carinha que tenta limpar a Terra de toda a sujeira que os humanos fizeram, tanta sujeira que foram obrigados a abandonar o planeta e viver em espaçonaves, confinados. Ficção ciêntífica? Não acho... Pra mim, um futuro não muito distante se não mudarmos logo!  Assistam Wall-e, um excelente desenho!!

Deixem seus comentários abaixo! Não se esqueçam de responder as enquetes do fim do post e do inicio do site na direita!!

“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero
humano não a ouve.”

Muita Paz
Wagner Trezub

Adicione seu e-mail: