segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Série RECICLAGEM / Parte VI

Parte VI - O Lixo e suas Partes

Itens de hoje: Madeira e Resíduos dos Serviços de Saúde

Caso você tenha perdido as outras partes da série acesse clicando aqui 

Os itens de hoje são bem diferentes entre si em sua forma de separação. A forma de descarte da madeira sempre foi algo natural pra mim, afinal, aquelas sobras de madeira, móveis velhos, etc. mesmo quando jogados em um terreno vazio perto de casa, não demoravam muito pra sumir. Ilusão minha achar que eles desapareciam, que apodreciam ou algo do gênero. O que acontecia era que alguém pegava esses móveis pra REutilizar! Queira ou não, eu estava dando um destino correto pra eles, mesmo não sabendo. Agora, onde jogar restos de remédios sempre foi um grande mistério. Até ter uma consciência adulta, eu definitivamente não me importava com isso, afinal, meus pais "deveriam saber onde descartar, certo?". Mesmo tendo pai médico, que é o meu caso, a conscientização sobre o que realmente se fazer com o lixo é muito recente, ainda mais com lixo específicos, ou seja, o fim dado aos remédios era o lixo comum. Então, vou agora comentar sobre como descartar madeiras e onde jogar o lixo dos resíduos da saúde gerados na sua própria casa.

 Madeira
Chega até ser engraçado pensar que um produto orgânico como a madeira deva ter um processo seletivo pra descarte. No entanto, o descarte da madeira serve para alguns fins. O primeiro dele e motivo de se recolher a madeira é o tema da minha série, reciclar. Pegar pedaços de madeira, ripas, tábuas, etc., e transformá-las em outros matériais, como compensados e outros aglutinados de madeira moída. É a transformação de móveis em móveis! Diria que esta transformação é o princípio básico da reciclagem.

“ Transformar coisas velhas ou já utilizadas, com técnicas aperfeiçoadas para redução de custos, em coisas novas com grande possibilidade de aproveitamento!”

Outra explicação de por que fazer essa separação é evitar que as pessoas poluam visualmente as cidades, jogando moveis antigos ou quebrados em terrenos vazios, nas ruas ou, o pior de todos, em rios e lagos. E a possibilidade de reaproveitamento destes materiais é significativo para não darmos o devido valor ao jogá-los em qualquer lugar. Devemos prestar atenção e conscientizar principalmente as pessoas mais pobres e sem instrução, pois, infelizmente, elas já usam, em seu dia a dia, materiais de 2ª, 3ª, 4ª mão, que, certamente irão ser descartados quando não tiver mais possibilidade nenhuma de uso. E serão descartados em locais que pra eles é conveniente, perto de suas casas, na rua ou eu rios.

A grande pergunta que fica é: “Na minha cidade não existe um local pré-estabelecido pra descarte de madeira, então, onde jogar??” Minha resposta vai ser sempre parecida para todos os materiais “estranhos” da reciclagem: Vocês deverão se informar com a prefeitura de sua cidade para saber qual seria o destino que eles estão dando as madeiras velhas, ou procurar uma fabrica de compensados de madeira, lá, se eles não aceitarem seu móvel antigo, eles podem dizer onde levá-lo!

Resíduos dos Serviços de Saúde
Estes resíduos têm grande importância e devemos ter muito cuidado na hora de descartá-los. A preocupação aqui é a contaminação do ambiente e, uma possível contaminação humana como conseqüência. Ao haver um descarte inadequado de remédios, estes vão parar em rios, aterros, numa floresta, enfim, onde quer q ele seja depositado, com isso, seus componentes químicos serão liberados para a natureza, gerando um dos tipos de poluição mais perigosos ao ser humano, a poluição química. Outro risco é com relação ao prazo de validade, pois muitos remédios em casa são descartados por ter passado da validade. Esse descarte, ocorrendo num lixo comum, faz com que o remédio se dirija, normalmente, há um lixão, onde, normalmente, é uma área própria para o descarte de lixo... DOMÉSTICO! O que quero dizer é que este remédio irá contaminar o ambiente! E, como todos sabem, pessoas pobres costumam caminhar por lá atrás de comida e restos de alimentos (o que já é uma grande pena, me deixa extremamente triste esta situação), e caminhando por um local onde existe uma contaminação por químicos, é bem provável que estas pessoas se contaminem e desenvolvam doenças, piorando ainda mais suas situações...

Outro material que costumamos jogar no lixo comum é o descarte de material que usamos em curativos, gaze, faixas, “band-aids”, etc., utilizados em ferimentos pequenos, na nossa própria casa, feitos por nós mesmos, ou aqueles que saímos do hospital e podem ser retirados em casa. Esse material é considerado “resíduo biológico humano” e é infectante, ou seja, é de grande perigo, principalmente se envolver sangue. Devemos ter grande cuidado com ele!

Mais uma vez, a forma ideal de descarte depende da prefeitura da sua cidade, ligue para a prefeitura e pergunte como eles fazem com estes materiais. No caso de uma resposta negativa da prefeitura, deles não terem um esquema pra recolhimento destes remédios, procurem hospitais da região, eles, por lei, precisam separar o lixo hospitalar, contaminante, e sem dúvida alguma, podem receber alguns remédios para descarte!

Então, não joguem resto de xarope na pia, não limpem o frasco de medicamentos, não descarte no lixo comum uma pílula que se partiu, ou qualquer item que seja relacionado a remédios. Guarde em um local seguro, e quando tiver um tempinho, de o devido fim a eles!

É isso aí pessoal! Depois de um tempinho sem postar, voltei pra terminar minha série! Lembrem-se de mandar suas perguntas e suas contribuições! Estou sempre disposto a compartilhar conhecimento com meus leitores!

Então chegamos ao fim dos itens pré-definidos para reciclagem, a partir de agora, irei comentar sobre alguns itens que passam despercebido em nosso dia a dia, e que não fazemos idéia de onde descartá-los! Fiquem ligados! 

Pra encerrar, vou deixar um videozinho pra vocês verem como é bacana se reciclar em sua própria casa usando garrafas pet! Notem o seguinte, olhem a quantidade de coisas interessantes onde ela faz com as garrafas! Brinquedos, decorações, cerquinhas pra horta, captador de água... Além de ser uma excelente terapia!!!! Eu, particularmente, recomendo! O meu trabalho de conclusão do curso de biologia foi um sistema de plantio usando somente material reciclado!!! Vale a pena!!




"Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja."

Muita Paz!
Wagner Trezub


Adicione seu e-mail: