quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Consumo Consciente - Energia Elétrica

Consumo Consciente
Sustentabilidade Energética em sua Vida

Continuando com esse assunto extremamente polêmico, irei começar hoje, com umas dicas sobre Consumo Consciente, mais especificamente com o assunto Energia Elétrica. Ou seja, irei falar sobre tudo aquilo que precisamos ligar na tomada para que funcione! Vocês podem estar se perguntando, mas onde está toda a discussão do consumo, bens materiais, consumo de matéria prima, etc.? Pois bem, esse é exatamente o meu ponto, deixarei estes bens PALPÁVEIS de lado, e vou entrar em um mundo invisível a princípio, e que a primeira vista, não nos parece um bem de consumo. Mas é e maior do que possam imaginar!



Você, hoje, viveria sem energia elétrica???

Difícil, não é mesmo? E toda essa energia, você, de alguma forma PAGA por ela. Seja na sua conta de luz em casa ou pagando a taxa de iluminação pública, você está consumindo energia elétrica. As dicas que irei postar aqui é pra que você possa minimizar seu impacto ambiental, melhorando o consumo de energia elétrica. Hoje serão 15 dicas!

A grande maioria das dicas que irei postar aqui foram retiradas de uma cartilha da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, outras de blogs pela internet.

Consumo Consciente de Energia Elétrica:

1- Pensando em sua casa, faça um auditoria energética em sua rede elétrica, com isso você poderá saber exatamente como está seu consumo e o que pode ser melhorado!
     Por experiência própria, pode sair mais barato contratar um profissional pra te ajudar nessa auditoria, do que continuar gastando de forma errada!
2 - No trabalho ou em casa, acostume-se a apagar as luzes que não estão sendo utilizadas.
            Se ninguém está utilizando o ambiente, não tem porque deixar as luzes acesas.
3 - Utilize lâmpadas de baixo consumo de energia. As lâmpadas frias consomem quase 1/3 a menos de energia do que as incandescentes, e tem a grande vantagem de durar até 10x mais tempo!
         As lâmpadas fluorescentes (frias) são excelentes para ambientes como cozinhas, banheiros, lavanderias, áreas externas e churrasqueiras. Embora, na minha opinião, elas podem ser usadas em qualquer lugar!
4 - Use menos água quente. Aquecer água consome muita energia!
5 - Tome banho com água morna, e no verão, com água fria. Além de ser mais consciente é mais saudável para o corpo.
6 - Tome banho de chuveiro e, de preferência, rápidos. Um banho de banheira consome até 4x mais energia e água do que um banho normal!
           Isso sem falar naqueles divertidos e intermináveis banhos de mangueira! Eles podem ser divertidíssimos, mas são um desperdício só!
7 - Compre um ventilador. Na grande maioria das vezes ele é suficiente para refrescar o ambiente, e gasta absurdamente menos que um ar condicionado.
          Lógico que não posso ser extremista aqui, quem mora em uma cidade muito quente um ventilador não da conta, e um ar é quase necessário. Mas temos que entrar em um acordo, não é sempre que a situação está insuportável! Pra esses dias, um ventilador funciona bem!
8 - Porém, se você for utilizar um ar condicionado, sempre verifique se ele esta bem regulado e troque seus filtros com frequência, assim você não estará gastando mais energia do que o necessário.
           Quando não tem ninguém no ambiente, não faz sentido algum ter um ar condicionado ligado. Isso é válido para outros ambientes também, como a sua casa.

9 - Caso utilize ar condicionado em seu trabalho, e seu uso for imprescindível, desligue-o na hora do almoço e uma hora antes do final do expediente.
           Quando não tem ninguém no ambiente, não faz sentido algum ter um ar condicionado ligado. Isso é válido para outros ambientes também, como a sua casa.

10- Na hora de comprar um eletrodoméstico, escolha os mais eficientes, de baixo consumo energético e que possuem o selo Procel, Conpet (nacionais) ou Energy (internacional) 
11 - Sempre que for possível, construa sua residência com rede 220v, ou faça uma rede para os eletrodomésticos de maior consumo, como secadoras, freezers, geladeiras, etc.,  pois a corrente é bem mais elevada na rede elétrica de 110V, com isso, é necessário fios mais grossos, elevando o custo da construção ou manutenção da sua rede elétrica. Além disso, estes fios esquentam mais e possuem uma resistência maior, ocasionando perda de energia. (fonte: BlogPlus)
12 - Não deixe seus aparelhos eletrônicos em stand by (ligados, mas sem utilização), eles consomem energia sem necessidade.
13 - Desligue ou tire da tomada todos os eletrodomésticos que não estiverem sendo utilizados.
            Não deixe batedeiras, liquidificadores, grills, fornos elétricos e outros aparelhos ligados a rede elétrica quando não estão sendo utilizados, o simples fato da luz do painel estar acesa já é desperdício de energia.
14 - Deixe seu celular carregar somente o necessário, não deixe ele ligado carregando a noite toda. Lembre-se de tirar o carregador da tomada quando terminar de carregar, ele também gera energia mesmo sem seu celular conectado.
15 - Economize energia colocando um agasalho ao invés de ligar um aquecedor. E, se for ligar um aquecedor, ligue em uma rede de 220v. Ligá-lo em uma rede 110v irá superaquecer os fios com maior facilidade e desperdiçar muita energia.

Isso aí pessoal!!!! Vou deixar 2 vídeos com vocês hoje, um vídeo que me emociona muito toda vez que assisto devido a união das pessoas por uma causa nobre: A Hora do Planeta. O segundo vídeo também é sobre a hora do planeta, porém explicando como funciona, prestem atenção!

EU ESTOU DO LADO DA NATUREZA!!!



"Não acuse a natureza, ela faz a parte que lhe cabia. Agora, faça a sua."
( John Milton )
Muita Paz!
Wagner Trezub

Adicione seu e-mail:

6 comentários:

  1. Olá, também pertencemos ao grupo 'blogueiros ambientais' e adicionamos o seu banner em nosso blog. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, aceita uma parceria?
    http://www.euamoanatureza.com
    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Olha, tem um prêmio pra vc la no blog IDÉIAS SUSTENTÁVEIS. Passa lá para pegar em: http://drikafarah.blogspot.com/p/premios.html
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Ola!! seu blog me foi muito util!!!!! Parabens!!!

    ResponderExcluir