domingo, 5 de setembro de 2010

Solução Ecológica - Cartão Ipiranga Carbono-Zero

Essa é pra você que anda de carro pra lá e pra cá:

O que você faz pra neutralizar os efeitos nocivos à NATUREZA dos gases produzidos pelo seu automóvel??
Uma coisa que quase não passa pela cabeça de quem tem carro próprio é que este meio de locomoção é o grande vilão da nossa sociedade. Álcool, gasolina, GNV, diesel... Seja qual for. seu combustível ele POLUI MUITO! Existem estudos que dizem que “este polui menos que aquele” ou “ aquele é o pior”, mas o fato é:

TODOS POLUEM!
E você faz o que a respeito? Finge que não vê, diz que já plantou “algumas” árvores na vida, ou tenta uma atitude mais proativa na busca de tentar reverter esta situação? E olha que não estou nem falando em parar de usar o carro!

Explicarei:
A melhor alternativa para este problema, sem dúvida alguma, seria o TOTAL abandono de todos os tipos de poluidores, seja ele transporte particulare, transporte coletivo, ou seja, tudo que venha a poluir o ambiente, e trocá-los por meios “ambientalmente corretos”, como bicicletas, patins, ou até mesmo, seus próprios pés.

Calma! Antes de me xingar por querer que você vá tirar férias em outro estado pedalando uma bicicleta com sua familia, permita-me continuar o raciocínio:
Parece-me óbvio que ninguém vai voltar à época das cavernas só porque tem um carro poluidor na garagem. Então, se você quer ser mais proativo, há algum tempo atrás, fui à busca de uma solução para esse fato. Eu queria, como eu escrevi em minha pergunta de inicio, NEUTRALIZAR as emissões de gases soltados pelo meu carro, e encontrei na rede IPIRANGA (pode ser TEXACO no norte do país), uma possível solução. O cartão de crédito CARBONO ZERO.

Este é um cartão de crédito que não possui anuidade e também não possui nenhum benefício direto ao usuário, o objetivo puro e simples dele é NEUTRALIZAR a poluição gerada pelo SEU CARRO. Ou seja, ao invés de ganhar R$0.11 (exemplo) de desconto no litro do combustível, que é o que a maioria dos cartões dessas empresas oferecem, você compra COTAS DE CARBONO (aqueles mesmos do protocolo de Kyoto).

Ou seja, você faz do seu carro uma empresa poluidora(o que realmente ele é), que necessita comprar créditos de alguma outra empresa que conseguiu fazer o que você não conseguiu: Diminuir a emissão de gases do efeito estufa! Desculpe se esta parte soa um pouco agressiva, mas é a realidade.

Pra vocês entenderem direitinho, acessem o site do cartão e vejam como funciona o cartão! Como vocês já devem ter visto, eu tenho o meu e só uso ele!

Eu estou fazendo um pouquinho para melhorar, por que você não faz também???

CURIOSIDADE 1:

Nesta sessão do site do cartão da pra você calcular quantos quilos de CO² você gera por mês, em média. O meu deu 53.34Kg, fiquei até assustado!!!!




Obs. O teste aqui não é específico, ele deve fazer uma média entre todos os combustíveis, ou usar apenas um como base, ou seja, posso estar poluindo mais do que isso ainda!!

CURIOSIDADE 2:

Sabe aquele selinho de qualidade dos eletrodomésticos que fala sobre o consumo de energia dos seus aparelhos? Pois é, o IBAMA lançou, em 2009, um selo pra mostrar o quanto os carros poluem! Confira:

Consulta dos níveis de emissão dos veículos novos brasileiros.

Obs.: A tabela é só pra carros modelos 09/10, mas, se seu carro é mais antigo que isso, não custa nada dar uma olhada no modelo mais novo dele! E vale lembrar, seu carro vai poluir mais... Infelizmente...

Valeu gente! Até a próxima!

Muita PAZ!
Wagner Trezub

Um comentário:

  1. Wagner, Parabéns pelo blog, muito boa a iniciativa, é disso que o planeta precisa!
    Abraço

    ResponderExcluir