quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Série RECICLAGEM / Parte V

Parte V - O Lixo e suas Partes


Itens de hoje: Radioativos e Perigosos

 Nesta última parte, irei comentar sobre os itens que não possuem lixeiras espalhadas pelas cidades, pois estes 4 últimos tipos de lixo são quase exclusivos de empresas. Com isso, nós que não mexemos com materiais radioativos ou substâncias perigosas, não precisamos nos preocupar tanto quanto nos preocuparíamos no caso de um papel ou um metal. Mas se você for dono de alguma empresa que mexa com alguma substância desses lixos, tome muito cuidado! Já o caso da Madeira é um pouco diferente, pois, naturalmente, já fazemos a sua reciclagem. 

Caso você tenha perdido as outras partes da série acesse clicando aqui 

Hoje tratarei dos resíduos RADIOATIVOS e dos PERIGOSOS!

Resíduos Radioativos
Com relação a estes produtos, seu uso para fins domésticos é quase nulo. Não tenho conhecimento de algum material doméstico que seja radioativo. No entanto, farei um breve relato sobre os resíduos radioativos.

Considerando o tempo de degradação de matérias como papel, metais e plásticos, os resíduos radioativos levam cerca de 250.000 anos pra se decompor naturalmente no ambiente (isso depende muito do tempo de meia-vida do elemento químico ao qual estamos tratanto). No entanto, o grande problema é que ele é RADIOATIVO, ou seja, podem causar problemas durante toda sua existência, causando, na pior das hipóteses, mutações genéticas em plantas e animais. Ou seja, EXTREMAMENTE PERIGOSOS!

Um relato interessante sobre o descarte inadequado de materiais radioativos por empresas foi o ocorrido no Brasil em 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi abandonado por um hospital em Goiânia. Por estar em um local de fácil acesso, o aparelho foi desmontado por pessoas comuns, e nisso foi encontrado um pó verde brilhante em seu interior. Este pó percorreu a cidade inteira, e como ninguém sabia do seu real perigo, foi manuseado até por crianças! Não demorou muito para que os problemas começassem a aparecer: náuseas, seguidas de tonturas, com vômitos e diarréias. No total, cerca de 112mil pessoas sofreram o efeito do césio-137. Conclusão: Pela imprudência no descarte de seu lixo, um hospital contaminou milhares de pessoas!

Resíduos Perigosos
O lixo considerado aqui são as substâncias químicas nocivas ao homem e ao ambiente. Um local que produz resíduos perigosos, como exemplo, é um consultório odontológico, onde se trabalha com produtos químicos, e estes químicos têm que ter um fim diferente do lixo comum.

No entanto, em nossas casas temos alguns vilões deste lixo e que podem causar grande perigo ao meio ambiente: Pilhas e baterias. Então se você possui pilhas ou baterias (celular, carrinhos, relógios, etc.) você deve procurar um posto de coleta deste material. Estes postos de coleta localizam-se em locais com grande concentração de pessoas (shoppings, postos de gasolina, mercados). Estes postos de coleta, normalmente, são em forma de uma lixeira “diferente”, e não a lixeira laranja para o lixo perigoso. Aqui em Curitiba, existem alguns pontos de coleta que posso indicar: Shopping Müller (ao lado dos guichês de estacionamento), nos supermercados da rede WallMart (Sam´s Club, Mercadorama, BIG e WallMart) e nos pontos de coleta da prefeitura nos terminais de ônibus.

SE VOCÊ FOR DE OUTRA CIDADE E SOUBER ONDE DESCARTAR PILHAS E BATERIAS, POR FAVOR, DEIXE SUA CONTRIBUIÇÃO!

O que eu poderia alertar aqui é sobre possíveis produtos de limpeza que possam vim a ser corrosivos ou que possam machucar pessoas ao contato imediato com a pele. Estes produtos, se descartados junto com outros materiais, podem, além de inviabilizar outros matérias, machucar as pessoas da coleta.

No próximo post falarei dos dois últimos itens, que são Madeira e Hospitalar!

Deixem seus comentários abaixo! Não se esqueçam de responder as enquetes do fim do post e do inicio do site na direita e de se inscrever em minha NewsLetter para receber nossas atualizações!!


Sua bondade para com a Natureza reflete em TODA a humanidade!

Muita Paz
Wagner Trezub

Adicione seu e-mail:

Um comentário:

  1. Excelente trabalho !

    Parabéns , Te Sigo ...



    Bjo.

    ResponderExcluir