quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Consumo Consciente

Consumo Consciente

Este é um dos assuntos sobre meio ambiente de maior destaque dos últimos anos. Sempre quando tratamos de um assunto como "feche a torneira para escovar os dentes", "faça revisões no seu carro periodicamente" ou "desligue a luz quando não estiver no ambiente", falamos diretamente de consumo e de consciência. Que o planeta é consumista todos já sabemos, mas, a grande questão aqui é:

Podemos ser consumistas, mas, ao mesmo tempo, ser ecologicamente corretos, ou, transformando em uma linguagem mais "ambiental", sermos sustentáveis???

A resposta é um redondo "SIM!!!"

Quero deixar bem claro que não defendo o consumismo e nem estou fazendo qualquer tipo de apologia ao consumismo, a minha grande intenção aqui é orientar as pessoas para que elas percebam como é FÁCIL e SIMPLES ser um consumidor consciente.

Mas, antes de colocar as dicas, vou esclarecer por que escolhi este tema de hoje:

O consumo desenfreado que vivemos nas últimas décadas é sim o responsável por deixar o planeta no nível critico em que ele se encontra hoje. "Comprar, comprar e comprar..." Esse é o marketing da grande maioria das empresas de hoje em dia. "Gastem! Gastem! Consumam! Consumam MAIS e MAIS!!" Não irei aqui julgar quem é o culpado, consumidor ou produtor, mas irei, ao invés disso, dar dicas ao consumidor (nós), para que possamos por conta própria, fazer a sua nossa parte, e, com isso, fazer com que o produtor diminua seu impacto por NOSSA CONTA! Ou seja, podemos promover uma MUDANÇA NO COMPORTAMENTO DE CONSUMO.

Já que eles não fazem a parte deles, que nós possamos mostrar que FAZENDO UMA MOBILIZAÇÃO DO COLETIVO,  podemos mudar essa história.

Irei começar com os famosos "3R´s" da educação ambiental:



Esses são os princípios básicos do consumo sustentável. Seguindo a risca esses 3 princípios simples você, certamente, atingira o objetivo de ser sustentável.

Reduza o consumo desnecessário e irresponsável, pois quanto mais consumo, maior será a necessidade de se produzir, e, por consequência, maior será o uso de recursos naturais. Pense muito bem antes de comprar por comprar!
Muito luxo gera muito lixo!

Recicle tudo que puder!!! Tudo que for reciclável, separe! E, de tudo que separar, veja o que pode Reutilizar, como sacolas de mercado, garrafas do tipo pet, vidros de conservas e muitos outros materiais. Confira em meu último post da série reciclagem (clique) o vídeo em que a Dona Neide cria ARTE com produtos reutilizados! Faça você também! Invente!

Em meus próximos posts irei colocar uma série de dicas sobre consumo sustentável, dividindo em várias áreas, como energia, água e meios de transporte!

Agora vou deixar vocês com uma música do Jack Johnson, chamada The 3 R´s, que fala exatamente do que eu disse a vocês! Pena a música ser em inglês! Depois que assistirem ao vídeo, clique aqui para ver a tradução da música. Aproveitem!





"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
Mahatma Gandhi

Muita Paz!
Wagner Trezub

Adicione seu e-mail:

Um comentário:

  1. O seu blog é muito interessante, é importante que exista pessoas como nós que se preocupe em passar adiante a importância da preservação ambiental. Já estou seguindo e obrigada por seguir o meu blog. Abraço

    ResponderExcluir