terça-feira, 14 de setembro de 2010

Alasca - Um paraíso de duas caras!

 
Clique na imagem para ampliá-la!


Hoje vou voltar a falar sobre paraísos na Terra.

Poucas pessoas dão atenção a locais frios, só querem saber de praias, águas cristalinas e muito calor! Pois hoje vou mostrar exatamente o inverso disso: O Alasca!

O Alasca é um pedacinho dos Estados Unidos que fica separado do grande país, parece mais uma parte do Canadá. É a porção mais ao norte dos EUA, por consequência, o local mais frio, lá faz uma média por ano  de 3ºC, sendo que no inverno as temperaturas podem beirar os 50º negativos, haja frio!!! 

Possui uma área de 1.717.854 Km², cerca de 7 estados de São Paulo, uma população de aproximadamente 663.661 habitantes, sendo o estado de menor densidade demográfica dentre todos os estados Norte Americanos, cerca de 0,42 habitantes por Km².

 
Mas o que torna esse local um lugar ÍMPAR na Terra são suas belíssimas paisagens um tanto quanto "ambíguas", diria eu. Lugares praticamente inóspitos muito perto de locais onde ursos pescam em rios criados pelo derretimento das geleiras polares, a possibilidade de se ver arvores verdinhas muito perto de árvores brancas cobertas de neve. Em vários lugares no Alasca o sol nasce no começo de Maio e não se esconde mais durante os próximos 3 meses. É nessa época que podemos ver o famoso SOL DA MEIA NOITE. Em meados de Novembro muitas cidades ficam pelos próximos meses na total escuridão.  Eu, particularmente, adoro este tipo de paradoxo!
 
Clique na imagem para ampliá-la!
Aurora Boreal

Outra maravilha deste lugar é conseguir apreciar um fenômeno natural impressionante, somente visível em ambientes polares, conhecido como aurora boreal. Este fenômeno ocorre em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra, o que gera um show de luzes lindo! Abaixo vocês poderão apreciar uma foto da Aurora Boreal vista do Alasca e um vídeo explicativo da NASA sobre esse fenômeno, vejam:
 Clique na imagem para ampliá-la!



Lugares Turísticos

Uma das formas mais utilizada por turistas para conhecer o Alasca é através de cruzeiros pela costa semi congelada. É uma viagem linda que eu, sem sombra de dúvidas, irei realizar um dia! Mas claro que terei que ver esses ursos mais de pertinho também!
  
Clique na imagem para ampliá-la!
 
Porém, de acordo com o livro 1001 Maravilhas Naturais Para Ver Antes de Morrer, o Alasca possuí 10 pontos que foram considerados Maravilhas Naturais, são elas:

- Cordilheira Brooks – Norte das montanhas rochosas. Conhecida pela manada de Porcupine: Espetacular migração de 160 mil Caribus.

- Cascata do rio McNell – Local de alimentação de cerca de 150 Ursos Pardos antes da hibernação.

- Monte Katmai – Cratera vulcânica congelada, ao lado, fissuras se abriram e formaram o “vale das 10 Mil Chaminés”, vejam a foto da cratera:

Clique na imagem para ampliá-la!

- Geleria Bear – É a única geleira que não corre para o mar, mas sim, termina em um lago natural. Imaginem uma lagoa cheia de icebergs, deve ser fantástico!

- Geleira Mendenhall - É uma das 38 geleiras que formam o complexo de Juneau Icefield. A sua extensão chega a cerca de 3.885Km² de puro gelo!
  
Clique na imagem para ampliá-la!
 
- Geleira Portage – Dizem que o caminho para chegar até ela é de tirar o fôlego de qualquer pessoa! Excelente lugar para encontrar animais polares, principalmente as belas baleias brancas.

-Arquipélago Alexander – É o local de maior concentração de baleias jubartes se alimentando do mundo!

- Glacier Bay – Belíssima baía rodeada por morros congelados!

- Monte McKinley – Foto do inicio do post - Com 6.194 m de altura, este monte é coberto de neve é maravilhoso de se contemplar. Possui 5 geleiras gigantescas nos seus flancos. Pode se dizer que o McKinley é a maior escalada do mundo!
 Clique na imagem para ampliá-la!

- Estreito de Bering – Pra quem já jogou o jogo WAR, sabe do que estou falando. Trata-se do estreito que fica entre o Alasca e Vladvostok, na Rússia. É um local perfeito para encontrar animais marinhos de muitas espécies, mas o principal deles são as baleias-cinzentas, que chegam a 22 mil indivíduos! 

Se algum dia vocês quiserem visitar o Alasca, me avisem que eu vou junto!!!!!!

Não esqueçam de votar nas enquetes do final dos posts e no da barrinha da direita!!

Cuidem sempre da Natureza!!!!

Muita paz!
Wagner Trezub

39 comentários:

  1. O Alasca deve ser um paraíso, sem dúvida, o único senão são mesmo as temperaturas baixas mas também não gosto de temperaturas muito altas, sinto-me mal. Fica longe, muito longe mas, mesmo assim, fica a vontade de conhecer depois das informações que deste. O post está excelente. Obrigada por me visitares o que me deu a oportunidade de conhecer o teu canto.

    ResponderExcluir
  2. @Wagner Trezub, valeu para visita no meu blog.
    Já vi pessoalmente o fenômeno da Aurora Boreal, realmente é algo fantástico.
    Continue caprichando nos seu posts.

    Grande Abraço

    Eduardo (www.ideiasgreen.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Depois dessa leitura super interessante.. que vontade de mudar um pouco! Passar do visual dos Alpes ao visual do Alasca :)
    Gui, vc escreve muito bem, nao é uma leitura pesada, que cansa; pelo contrario! Muito bom!

    Também me deu vontade de ir pra la, quando rolar a oportunidade de minha parte, eu te aviso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. muito legal , pelo jeito o alask é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. nosaaa que lugar lindo é o alask

    ResponderExcluir
  6. ALASKA É UM LUGAR PERFEITO podem ver aperento ser brasileira,e sou mas sem ofenssas aos brasileiros q amam o pais ou sem querer ofender o pais mesmo,serio sem ofenças,acontece q nao consigo ver uma coisa muito interesante no pais,em relaçao a paisagens!pelo menos para mim moro no fim da picada como meus primos cariocas dizem ,aqui pode ser bonito mas quero mais,aki é super hiper mega quente mas eu amo o frio posso ficar sem cobertor algum em um arcondicionado com 16cºbem posso até sentir muito frio a maioria das vezes mas gosto,li essa reportagem principalmente por que dias atras fi acistir amanhecer e tipo eu escrevi um troço sobre crepusculo n yahoo e uma pessoa me disse q morava no alaska e tal ela se mudou do brasil para lá pq disseram q vampiros existem e era lá q eles viviam e ela numa viagem com os pais foi até lá,e descobriu q n tinha vampiro algum , e eu particulamante ri muito,mas acabou q Ela ficou morando lá com os pais pq era muito lindooo e ela disse para eu ler esta reportagem(sei disso ppois eu virei uma grande amiga dela nos falamos pelo msn).se eu fose fazer uma locura desa q irei um dia iria fikarr meu deus EU FIZ ISSO.bem valeu ai pela intenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigos anonimos é bem legal, ainda mais quando moram distante, sou capixaba e tenho um enorme interesse de conhecer o alaska, por ler livros e na maioria das partes são bem interessante, cidade de adolescentes rebeldes, kk
      Ainda pretendo me forma e poder fazer uma viajem incrivel para conhecer as maravilhas existentes fora do Brasil ...

      Excluir
  7. Lindo ,adoro o frio adoraria morar lá .

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, eu tbém adoraria morar lá...Amo frio...Agora nao sei, se agüentaria tanto frio... Mais gostei bastante do que lí..Abraços a todos

    ResponderExcluir
  9. Alguém conhece brasileiros q moram no Alasa? por favor poderiam me apresentar.. pois pretendo me mudar para o Alasa com minha família, marido e um casal de filhos, só não sei se aguentaria o frio ou se podemos acostumar.obrigado!crepaldisertori@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sou professora e estava pesquisando sobre a vida no Alasca para dar aula sobre o assunto. O que eu li foi foi ótimo para a minha aula. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. adorei muito saber que existe um lugar tao maravilhoso meu sonho é ir morar neste lugar

    ResponderExcluir
  12. Olá Sr. Wagner,
    Sou uma apaixonada pelo Alasca, peço a Deus que me permita em vida conhecer esta maravilha. Adorei o seu texto e as imagens postadas, o senhor conseguiu aflorar ainda mais o meu desejo de visitar este lugar.
    Grande abraço, e com certeza já sou fã de seu blog.

    Cida Braga (Cuiabá-MT)

    ResponderExcluir
  13. amei o teu blog amigo interessante de mais

    ResponderExcluir
  14. Gostei do blog...mas eu gostaria de saber se eu posso morar no alasca?....ou o que é preciso para ir morar e trabalhar lá?

    ResponderExcluir
  15. gostaria de morar neste paraíso antes que este imenso lugar deixa-se de existir, pois a ganancia do homem ja ultrapassou todos os limites e logo em breve nao teremos mais paraisos como este ..tudo é só uma questao de tempo !!!

    ResponderExcluir
  16. Sr Wagner, muito boa sua reportagem, parabens. Estou buscando maiores informacoes sobre o Alaska, pois apareceu uma oportunidade pra morar la. Ja morei em lugar frio, nao tanto quanto o Alaska, mas ja peguei temperatura de 38 negativos. USA tem estrutura para todo esse frio, coisa de pais de primeiro mundo kkkk Hoje moro em Miami, meu marido tem chance de trabalho no Alaska, estamos pensando e pesquisando sobre. Se acontecer ..... Voce podera me visitar que sera um prazer. Um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo toda a sorte do mundo pra você e sua família ir morar nesse lugar extraordinário chamado Alaska...Você poderá ver o Sol-da-meia-noite, aurora boreal e dependendo do lugar você poderá pegar um frio extremo de 60°C negativos. Não é para qualquer ser humano suportar um frio desses. Boa sorte, tudo de bom.

      Excluir
  17. Pobre sem dinhei

    Pobre sem dinheiro não da,mas um dia vou visitar o Alaska,para nunca mais voltar pois vou fazer deste pais o meu lar,pois amo este lugar.



    ResponderExcluir
  18. Pobre sem dinhei

    Pobre sem dinheiro não da,mas um dia vou visitar o Alaska,para nunca mais voltar pois vou fazer deste pais o meu lar,pois amo este lugar.



    ResponderExcluir
  19. muito caro uma casa no alaska?ha trabalhos?

    ResponderExcluir
  20. muito caro uma casa no alaska?ha trabalhos?

    ResponderExcluir
  21. Ah se eu podesse e meu dinheiro desse�������� ia embora pro Alaska não pensava duas vezes...

    ResponderExcluir
  22. Sou apaixonado pelo Alasca,adoro o frio espero muito um dia conhecer e se possível ficar por lá rsrs ,enquanto isso curto o frio de Curitiba.

    ResponderExcluir
  23. Estive em Anchorage,no verão por uma semana, andei pelas belas paisagens de lá, de trem, de ônibus e de barco. Vi leões marinhos, orcas, ursos, águias em parques florestais e reservas, que lugar!
    Quero voltar!
    Quero viver um tempo neste lugar inóspito.
    Tenho visto documentários e filmes sobre a dureza de viver lá, sei não. Mas me fascina. Estou obcecada pela idéia. E também com muito medo. Conheço baixas temperaturas. Mas -50... É de lascar e o isolamento... Não sei se vou aguentar
    Já tenho 55 anos e isso é uma das maiores preocupações no momento, mesmo saudável... Fica complicado.

    ResponderExcluir
  24. Estive em Anchorage,no verão por uma semana, andei pelas belas paisagens de lá, de trem, de ônibus e de barco. Vi leões marinhos, orcas, ursos, águias em parques florestais e reservas, que lugar!
    Quero voltar!
    Quero viver um tempo neste lugar inóspito.
    Tenho visto documentários e filmes sobre a dureza de viver lá, sei não. Mas me fascina. Estou obcecada pela idéia. E também com muito medo. Conheço baixas temperaturas. Mas -50... É de lascar e o isolamento... Não sei se vou aguentar
    Já tenho 55 anos e isso é uma das maiores preocupações no momento, mesmo saudável... Fica complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iris
      Boa noite!

      Tenho curiosidade sobre o Alasca, vc esteve lá em um passado recente vc foi em grupo? como foi sua estada? Desculpe as pergunta pois tenho vontade de conhecer o Alasca, e talvez uma aventura com estada longa...tenho as mesmas preocupações que você por ter a idade um pouco avançada com 59 anos...kkk Agradeço sua atenção! josecarlosaraujo@yahoo.com.br

      Excluir
  25. Realmente é o lugar mais fascinante do planeta Terra. Tenho uma amiga que foi passar as férias em Fairbanks, Alaska no mês de janeiro, em pleno o inverno e ela pegou uma temperatura de -55°C negativos, realmente um frio extraordinário do Alaska rs...Então galera, quem pretende ir morar lá, tem que realmente suportar um frio polar desses, porque quem morri de frio com uma temperatura de 15°C, não irá suportar o frio do Alaska...Eu particularmente amo demais esse paraíso da Terra chamado Alaska. Meu maior desejo é ir morar neste lugar fascinante....boa sorte a todos. Nos vemos no Alaska rsrs ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  26. amei o seu blog, pude conhecer um pouco o Alaska sem sair do Brasil, e tenho certeza que vou esta aqui lendo suas postagens sempre, rs

    ResponderExcluir
  27. Ótima matéria . Eu já tinha a vontade de morar por lá agora está vontade aumentou .. já falei pra minha mulher se um dia eu me divorciar dela vou embora pra lá rs rs.

    ResponderExcluir
  28. Eu, des de pequena tive um sonho de ir pro Alasca, e até hoj eu tenho muita vontade de morar la, com muita fé em Deus vou morar la....... rezem por min para eu conseguir realizar meu sonho. trabalhar, juntar dinheiro, e por ai vai, com fe em deus eu ainda vou morar la. Peço a Deus!!

    ResponderExcluir
  29. Espero antes de morrer fazer um turismo Por lá. Sou tão fã deste lugar que tudo que se fala do Alasca eu vejo, leio assisto. Principalmente nos canais por assinatura. Adoro.

    ResponderExcluir
  30. Espero antes de morrer fazer um turismo Por lá. Sou tão fã deste lugar que tudo que se fala do Alasca eu vejo, leio assisto. Principalmente nos canais por assinatura. Adoro.

    ResponderExcluir
  31. Preciso de informações sobre como ir,e sobre morar no Alasca. Chamem por favor quem estiver essa experiência, ou tenha interesse de ir tbm. 62 999030330

    ResponderExcluir
  32. Excelente! Aumentou mais ainda a minha curiosidade de conhecer o Alaska!

    ResponderExcluir
  33. Ouvi falar que o governo do Alasca paga para voce morar lá é verdade?
    Algum brasileiro me daria a resposta?

    ResponderExcluir
  34. SERIA BOM LUGAR PARA VIVER SENDO PESSOA SOLTEIRA DE MEIA IDADE?me ESCLARECER ESSA DÚVIDA?

    ResponderExcluir