sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bitucas de cigarro no chão: Um CRIME ambiental!


Hoje quero mostrar a todos o problema causado pelas pequeninas bitucas de cigarro jogadas a esmo no chão, por fumantes, acredito eu, meramente desinformados dos problemas que isso pode vim a causar. Vou tentar dar algumas soluções práticas simples e baratas pra quem fuma!

Primeiramente vou apresentar alguns fatos que comprovam meu tópico. O primeiro é a quantidade de cigarros fumados por dia. Dando uma pesquisada rápida no Google (tem uma barrinha de pesquisa no canto esquerdo desse blog, se quiserem conferir) descobrimos que no Brasil existem cerca de 30 milhões de fumantes ativos, sendo que, vou chutar aqui, um fumante fume 20 cigarros por dia, com isso, podemos fazer alguns cálculos rápidos e fáceis pra entendermos esse primeiro problema:

40.000.000 x 20 = 800 milhões de bitucas de cigarro geradas num único dia!

Vocês imaginam o estrago que, somente a quantidade pode fazer? Entupindo esgotos, sujando cidades, florestas, mares, animais se alimentando delas por pensar se tratar de comida...

Lenvando em consideração outros materiais, como latinhas de alumínio (100 – 200 anos), sacolas e copos plásticos (200 – 450 anos), a bituca tem um tempo de degradação razoavelmente curto, cerca de 15 anos (embora algumas fontes citem 2 anos, o que eu, particularmente, acho muito pouco), e é aqui que existe o perigo: Uma grande parte das pessoas acredita que, pelo tempo ser curto, não tem problema jogar a bituca no chão pois irá “sumir” rapidamente sem deixar vestigios. Mas notem:

800.000.000 x 365 dias = 292 TRILHÕES DE BITUCAS POR ANO!!!

Ou seja, não consigo nem fazer o cálculo na calculadora do Windows pra saber quantas bitucas são "produzidas" em 15 anos...

Bom, o problema com a quantidade já deve estar explicado. Agora vamos ao problema mais sério ainda. Pensem aqui comigo:

O cigarro faz mal ao homem porque libera milhões de substâncias químicas quando fumado. E, para o solo, estas mesmas substâncias são liberadas pela simples passagem de água pela bituca. Milhões e milhões de substâncias químicas danosas ao meio ambiente são liberadas através das bitucas jogadas no chão, a qualidade da água é extremamente comprometida por elas, plantas morrem, animais são afetados, e muitos outros problemas acontecem! Ou seja:

AS BITUCAS SÃO UM SÉRIO PROBLEMA AMBIENTAL!

Mas agora vamos às dicas de como fazer para não jogar bitucas de cigarros no chão!

1ª dica: 
Tenha sempre em mãos uma caixinha de cigarro vazia. Faça um esforço e compre um cigarro do tipo BOX, eu sei que são alguns centavos mais caros, mas servirá como suporte para suas bitucas depois de fumadas. Fume seu cigarro, apague-o e o coloque dentro da caixinha vazia. PRONTO! Problema resolvido, quando a caixinha ficar cheia, jogue-a fora e use outra!

Obs.1: Essa dica é mais pra quem fuma no carro ou em algum lugar específico, como porta de shopping se você trabalha lá, numa janela da sua casa. Digo isso porque é uma solução não muito cheirosa.

Obs.1.1: Caso vocês não tenham uma caixinha em mãos naquele momento, vocês podem improvisar usando o plástico que envolve o maço ou o Box, é só puxá-lo um pouquinho pra fora e colocar a bituca entre o papel e o plástico!
2ª dica:
Vocês já devem ter visto aqueles potinhos de balas que são vendidos em postos de gasolina, que possuem uma tampa para fechá-los, do tipo mentos, mini mm´s, etc.. Estas caixinhas são perfeitas! Vedam o cheiro e são esteticamente bonitas pra se colocar em bolsas, por exemplo. As de mini mm´s são ideais, pois são pequeninas e num formato bom!

Obs.2: Duas coisas, cuidado para seus amigos não abrirem pra pegar balas, tire o rótulo ou marquem o potinho para evitar surpresas. Outra coisa, tomem cuidado pra quem for colocar dentro da bolsa ou da mala, elas podem abrir se apertadas!

3ª dica:  
Eu vi uma propaganda na MTV sobre um grupo que está distribuindo uns tubinhos com o mesmo propósito. Vocês podem procurá-los também!
Obs.3: Nunca vi ainda, nem sei onde conseguir... Tem algumas inclusive com desenhos, olhem só:
Então é isso! Existem outras formas de não jogar bitucas no chão! Use sua criatividade para inventar algo (minha amiga coloca dentro de uma dobrinha da meia!) e cuide da natureza!!

Abraços a todos e muita paz!
Wagner Trezub

8 comentários:

  1. O maior problema realmente é o cheiro que fica... Sou fumante, infelizmente, sei que já não ando muito perfumada, mas o ato de ficar com a bituca dentro de bolsa/mochila e até mesmo dentro da carteira vazia, faz com que o cheiro fique ainda muito pior do que já é.
    Dúvidas: mesmo descartando as bitucas no lixo, as mesmas não irão pra um aterro sanitário onde serão remexidas pelas pessoas que trabalham lá e consequentemente a contaminação não se extenderá quando chover também? Qual seria a melhor solução para o descarte? A óbvia eu já sei, que é parar de fumar, mas enquanto isso não é possível, o que fazer?
    :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Lívia!

    Primeiro irei responder sobre o cheiro deixado:

    O Bota Bituca, criado ESPECIFICAMENTE para ter a função de coletar e armazenar essas bitucas, segundo os fabricantes, NÃO DEIXA CHEIRO enquanto está fechado, ou seja, ele não irá deixar sua bolsa cheirando cigarro. O que resolve seu problema! Porque, realmente, as soluções criativas que dei, deixam cheiro!

    Agora sobre o descarte das bitucas:

    O descarte ideal não é num lixão, e sim uma coleta seletiva do lixo. Eu vivo em uma cidade em que a coleta é um ponto forte, mas também sei que nas outras cidades isso é um caos!

    Tenho relatos de cidades grandes como Campinas, São Paulo, Recife e Porto Alegre, a coleta seletiva não chega nem a existir direito, e se existe é muito pouco difundida e a maioria dos moradores não tem idéia do que fazer!

    Já existem formas de reciclar a bituca, porém, não é muito aproveitada ainda, até porque existem prioridades antes desta, que é tornar o lixo comum, diário, reciclável (papel, vidro, plástico...).

    Contudo, visando a atual situação, um aterro sanitário é um local TEORICAMENTE estudado para suportar um lixão, com seus impactos ambientais TEORICAMENTE regulados.

    Pra mim, isso é um tapa olhos furado!

    Eles dizem: "Aqui se pode descartar rejeitos humanos que não haverá problemas!"
    Não? Claro que existirão!! Mas serão BEM MENORES do que você jogar na rua e essa bituca, por exemplo, parar em um rio ou numa mata com plantas nativas em extinção! A contaminação será BEM menor, com isso, é preferível que você jogue num lixo comum do que na rua! SEMPRE!

    Habitue-se a procurar um lixo, não custa nada segurar a bituca por alguns metros até encontrar um local propício para o descarte! Afinal, sua mão já esta cheirando a cigarro!!

    ResponderExcluir
  3. A bituca do cigarro é um grande problema nos centros urbanos.
    Em Curitiba, 8 milhões desses resíduos são descartados por dias.
    O PROGRAMA BITUCA ZERO, criado pela empresa curitibana ECOCITY Soluções Ambientais, é uma importante ferramenta contra o problema.
    A empresa atende todo o ciclo do resíduo: a implantação de coletores especialmente desenvolvidos, a coleta semanal dos resíduos e a reciclagem.
    Todo o processo é 100% paranaense e atende toda a legislação em vigor.
    Após a reciclagem, os sub-produtos voltam para a natureza, utilizados em áreas ambientamente degradadas.
    Informações: ecocitybrasil@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Saudações a todos!
    Fui bandeirante na minha adolescência. Uma das coisas que aprendí há quase 50 anos atrás, foi ensinar a quem fumava, nunca jogar bituca de cigarro no chão. O fumante, ao acabar o cigarro, deveria girar entre o dedo polegar e indicador, o cigarro, na altura entre o filtro e o fumo. O fumo cairia no chão, porque o fumo desaparece na natureza, e o filtro jogar numa lixeira ou num saquinho dentro do bolsa. Sem o fumo quase não há cheiro... E naquela época, quase ninguém jogava lixo no chão!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Erick, estou desenvolvendo um trabalho na faculdade junto com professores e alunos, pois o grande problema nas portarias da escola é o acumulo de bitucas no chão. A instituição tem coletas para esses tipos de materiais mas não à colaboração dos fumantes para fazer o descarte correto. Gostaria de saber como posso fazer com que esses fumantes joguem essa bituca no lugar indicada sabendo que os mesmo é consientizado dos problemas gerados por esse tipo de material? Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! O hábito em São Paulo está fora de controle há anos; aqui estão alguns exemplos: http://www.youtube.com/watch?v=0ujIVlU3pWM

    ResponderExcluir
  7. O fato é que muitos fazem isso por falta de informação.
    O povo precisa ser educado!
    Campanhas são necessárias!
    Coloque progaganda na tc contra esse fato e isso vai diminuir!
    E mais lixeiras na ruas também!

    ResponderExcluir