segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Série: RECICLAGEM / Parte I


PARTE I - O LIXO E SUAS CORES
Eu sei que muitos de vocês já devem estar cansados de escutar sobre reciclagem, onde jogar cada item, dizer que plástico se joga ali, vidro é de tal cor... No entanto, peço um pouco de paciência a vocês, pois irei tratar aqui de coisas mais específicas. Lógico que vou bater mais uma vez na tecla de como se deve proceder durante a seleção do lixo reciclável, o que é e o que não é reciclável, onde joga o que, qual cor é do que, porém, vou tentar, em 3 ou 4 posts, tirar uma grande parte das dúvidas das pessoas que, freqüentemente vem me perguntar o que fazer em determinada situação. Então começo aqui a falar sobre LIXO!!!
 
Obs. Devo admitir que comecei a escrever esta matéria achando que seria mais curta do que está sendo, então, pra tentar ser bem didático no que pretendo fazer, irei fazer posts mais curtos e aumentar a quantidade deles, ao final, organizarei em paginas bonitinhas pra ficar bem arrumadinho, espero que gostem!
 
AS CORES:

Você pode pensar que a coleta se dá nas 4 cores básicas que estamos acostumados a ver no dia a dia em shoppings e postos de gasolina: Verde, azul, amarelo, vermelho e, raramente, uma quinta cor, o cinza. Mas a história é outra. Existem 10 cores, isso mesmo, DEZ CORES para a separação adequada do lixo, vejam:
lixo.com.br
No entanto, me parece claro que os estabelecimentos residenciais e comerciais comuns não precisem ter todas estas lixeiras. Lixo radioativo, resíduos perigosos, lixo hospitalar não são lixos “comuns”. Mesmo assim nós produzimos este tipo de lixo sim, como pilhas, baterias e remédios vencidos.

O mais engraçado dessa lista é a lixeira pra madeira, porque, afinal de contas, madeira é um item de fácil reciclagem e que ninguém presta atenção que MADEIRA pode ser reciclada! É mais fácil jogar no terreno vazio perto de casa e esperar um pouquinho pra ela sumir, afinal, madeira não causa dano ambiental. Madeira pura realmente não causa dano ambiental. Porém, a madeira que descartamos, normalmente estão pintadas, envernizadas ou passaram por algum tratamento químico, e esses sim, irão causar problema ao ambiente. Comentarei disso, mais pra frente, quando tratar do descarte de madeira.

Uma observação interessante que devo fazer aqui é com respeito às cores dos sacos plásticos para a reciclagem: Eles tem de ser da mesma cor que seu respectivo lixo! Ou seja, se for jogar vidro fora, saco verde, se for jogar plástico fora, saco vermelho, e assim por diante!

Calma! Não se preocupem! Isso não é motivo pra abandonar tudo ou matar quem criou essa convenção! A necessidade de se ter cor nos sacos plásticos é somente para estabelecimentos comerciais, que geram uma quantidade maior de lixo que uma residência, isso facilita a vida dos recicladores.

Na sua casa você pode usar duas cores, as que forem mais fáceis. Pelo que sei, as cores de sacos mais fáceis são a azul e a cinza, então, por conveniência e já olhando para as cores ali em cima, usem a azul para os recicláveis e a cinza para o lixo comum. Mais tarde o pessoal da reciclagem separa o lixo lá na central pra gente não precisar fazer isso em casa e não criar essa "inconveniencia e trabalheira" na hora de ajudar!


Moleza essa primeira parte, não? 

Não se esqueçam de votar nas enquetes do topo no lado direito e logo ao final do post, é importante para mim!!!

Já aproveitem e  deixem suas opiniões e sugestões! Logo, logo irei postar a continuação, com os itens que são e não são recicláveis de cada cor!

RECICLE VOCÊ TAMBÉM!!!
A NATUREZA AGRADECE E MUITO!!!

Muita paz!
Wagner Trezub

2 comentários:

  1. gostei muito desse glog muito informativo

    ResponderExcluir
  2. Essa história de sacos com cores diferentes pra "facilitar a vida dos catadores de lixo", mesmo sendo apenas para estabelecimentos comerciais, convenhamos que não facilita a disseminação da cultura da reciclagem. Apesar de ser uma política pública, com marcos legais, acaba não pegando...

    ResponderExcluir